Páginas

Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Propriedade no Brasil

Propriedade no Brasil

A propriedade é um instituto jurídico flexível e dinâmico, em virtude de todas as mudanças políticas, sociais e econômicas ocorridas na história. Com forte influência do direito romano, a longa caminhada brasileira se iniciou com a presença da Igreja na expansão ultramarina e na justificação do Direito a propriedade sobre as terras conquistadas. Neste período, ocorreu a grande disputa entre Portugal e Espanha pelas terras aqui encontradas e os primeiros atos de posse. Em seguida, o Brasil ficou sujeito a “sistemas” decorrentes da colonização, os quais foram uma tentativa de organizar, manipular e controlar a distribuição de terras.

Informações coletadas pelas alunas Marianna e Graziele do 1° ano do 4° ciclo do Colégio Nilo Pereira
Disponível em http://www.investidura.com.br/biblioteca-juridica/artigos/direito-civil/157349--propriedade-no-brasil-uma-abordagem-historica.html. Acesso em 18/04/2011, às 09:30.

4 comentários:

  1. gostei elas falaram sobre as mudanças políticas,sociais e econômicas ocorridas na história e tambem sobre a desputa entre portugal e espanha pelas terras.

    ResponderExcluir
  2. decorrentes da colonização, os quais foram uma tentativa de organizar, manipular e controlar a distribuição de terras a propriedade no brasil. e isso quer sei sobre propriedade no brasil.

    ResponderExcluir
  3. FALA SOBRE A DISPUTA ENTRE PORTUGAL E ESPANHA

    ResponderExcluir
  4. O Brasil ainda não consenvolveu uma politica justa, social e pacifista nesta questão da propriedade da terra, seja urbana, seja rural.


    joyce

    ResponderExcluir